Depois de um momento difícil que o mundo todo passou devido à pandemia da Covid-19, muitas pessoas começaram a se preocupar mais com a saúde.
Não foi à toa que a pergunta “como aumentar a imunidade?” cresceu bastante em pesquisas na internet e também nos consultórios médicos.
Só para você ter uma ideia, especificamente a pesquisa “como aumentar a imunidade?” cresceu 140% em um ano (de 2021 para 2022), segundo o Google Trends Brasil.
A boa notícia é que existem algumas maneiras de deixar o nosso organismo mais protegido. Continue a leitura até o final para entender como fazer isso.
Aumentar a imunidade é realmente possível?
Sim, aumentar a imunidade do corpo é possível, mas não existe um remédio ou receita milagrosa. Para manter o nosso organismo forte e protegido, é preciso certa disciplina e constância.
É importante pensar na saúde desde cedo, ou seja, você não precisa esperar que algo ruim aconteça para começar a se cuidar. Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar.
Como você deve imaginar, uma alimentação saudável e equilibrada é o fator fundamental para inúmeros benefícios em nossas vidas, como:
-
Aumentar a imunidade
-
Manter o bom funcionamento do organismo
-
Prevenir doenças como hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer, problemas renais e diversas outras enfermidades
-
Melhorar a autoestima
-
Diminuir o estresse e a ansiedade
-
Melhorar a qualidade do sono e muitos outros benefícios
Além da alimentação, adotar um estilo de vida mais saudável e o abandono de hábitos ruins para o nosso corpo é imprescindível para aumentar a imunidade.
Você vai conferir tudo isso agora.
Como aumentar a imunidade por meio da alimentação?
Não existe segredo quando o assunto é saúde e alimentação saudável. É preciso dar preferência para alimentos saudáveis e orgânicos como frutas, legumes, carnes magras, cereais e tudo que for rico em nutrientes.
Além disso, deve-se reduzir o consumo de alimentos processados, fast foods e refeições ricas em gorduras e sódio elevado.
Mas afinal, o que comer? Confira:
5 receitas para aumentar a imunidade
1. Suco verde
O suco verde é um clássico quando o assunto é aumentar a imunidade e contribuir para a digestão, além de ser muito saboroso.
Existem diferentes receitas para esse suco, mas a mais comum é:
-
2 folhas de couve
-
Suco de 1 limão
-
Suco de 1 laranja
-
1 colher de chá de cúrcuma
-
1 colher de chá de gengibre ralado
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. De preferência, adoce com adoçante natural.
2. Shot de própolis, limão e mel
Os famosos “shots matinais” são um grande aliado da imunidade do nosso corpo. Isso porque são feitos com alimentos que possuem nutrientes ricos e em alta concentração para pouco volume, facilitando o consumo.
Existem diversos tipos de shots, mas dentre os mais comuns e com alimentos fáceis de achar, está o de própolis, limão e mel.
-
100ml de água
-
10 gotas de própolis
-
Suco de ½ limão ou um limão inteiro
-
1 colher (chá) de mel
Modo de preparo: basta misturar tudo e consumir.
3. Sopa de abóbora com couve e gengibre
Esta receita é para quem gosta de uma sopa quentinha para aquecer o corpo. Além de saborosa, é capaz de aumentar a imunidade.
-
1/2 colher (chá) de azeite
-
1 cebola média picada
-
3 dentes de alho
-
1 kg de abóbora sem a casca (cortada em cubos)
-
4 xícaras (chá) de água fervente
-
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
-
1 colher (chá) de noz-moscada ralada ou em pó
-
1 colher (chá) de gengibre ralado
-
5 folhas de couve picadas
-
Sal e orégano a gosto
Modo de preparo: em uma panela funda, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Depois junte a abóbora e espere dourar. Adicione a água, o sal, o orégano e a cebolinha.
Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio. Adicione a noz-moscada e o gengibre. Espere a sopa ficar morna e bata no liquidificador. Depois, volte para a panela para aquecer e adicione as folhas de couve.
4. Saladas diversas
Tanto as saladas salgadas quanto as de frutas são ricas em nutrientes diversos e, consequentemente, podem aumentar a imunidade.
Nas saladas de frutas, opte por alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas vermelhas (morango, amora e goiaba) e frutas cítricas (laranja, tangerina, acerola). Frutas compostas por vitaminas A, C e E também são bem-vindas, como manga e kiwi. Já para as saladas salgadas, você pode optar por folhagens diversas (alface, couve e repolho), vegetais (brócolis, cenoura, beterraba) bem como combinar com proteínas de carne magra (peito de frango, peixe branco).
Modo de preparo: para a salada de frutas basta cortar em pedacinhos e misturar. Para as saladas salgadas, você pode cozinhar os vegetais e preparar a proteína com azeite.
5. Vitamina de banana com nozes
A banana é rica em vitaminas C, B6 e provitamina A, além de minerais como potássio, fósforo, magnésio e zinco. Já as nozes possuem ômega 3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e o aminoácido arginina.
Portanto, trata-se de uma combinação perfeita para quem deseja aumentar a imunidade.
-
1 banana congelada
-
1 colher de cacau em pó
-
1 embalagem de iogurte natural sem açúcar
-
1 punhado de nozes
-
1 castanha do pará
-
1/2 colher de mel
Modo de preparo: basta bater tudo no liquidificador. Se gosta de uma vitamina mais docinha, utilize adoçante natural.
Quais hábitos adotar e quais evitar?
Aliado a uma alimentação saudável e equilibrada, existem bons hábitos que você pode adotar para impulsionar o aumento da imunidade.
Além disso, se você tiver hábitos ruins, é importante evitá-los ou acabar de vez com alguns deles. Confira:
Bons hábitos para adotar
-
Tenha um sono de qualidade (cerca de 8 horas por dia)
-
Beba mais água
-
Pratique atividades físicas
-
Realize check up (consultas preventivas) regularmente
-
Priorize momentos para relaxar e se divertir
Maus hábitos para evitar
-
Bebida alcoólica em excesso
-
O ato de fumar (cigarro, vape e afins)
-
Consumo de fast food e alimentos processados
-
Comer alimentos ricos em açúcar